AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
O que é avaliação neuropsicológica?
É um processo realizado através de entrevista (anamnese) detalhada com o paciente e familiares (se for o caso), observação qualitativa e aplicação de testes psicológicos padronizados para a população brasileira, tarefas clínicas com estudos normativos preliminares, escalas de humor, de comportamento e personalidade.
O objetivo dessa avaliação é mensurar o funcionamento cognitivo do indivíduo, além de avaliar emoções, personalidade e comportamento.
São analisadas funções cognitivas como: memória, atenção, aprendizagem, linguagem, praxias, visuoconstrução, raciocínio, funções executivas e motoras.
A avaliação ocorre durante uma série de sessões (não há número definido, depende de cada caso, mas geralmente acontecem de 5 a 10 sessões).
Ao final do processo o paciente recebe uma devolutiva detalhada sobre todos os aspectos analisados, assim como o laudo com as informações recebidas na devolutiva.
Quando é indicado realizar uma avaliação neuropsicológica?
Qualquer pessoa pode realizar a avaliação, com intuito de conhecer seu funcionamento cognitivo, mas em geral quem busca a avaliação neuropsicológica tem alguma queixa, seja cognitiva, de humor ou comportamento, que faz com que a própria pessoa ou algum profissional ou instituição (médico (a), fonoaudiólogo (a), pedagogo (a), terapeuta ocupacional, escola, empresa) indique a realização da avaliação.
Os resultados da avaliação neuropsicológica são fontes valiosas de informações para que familiares, cuidadores, escolas, empresas e profissionais da saúde possam direcionar as intervenções (medicamentos, terapias, reabilitação, tarefas e etc) com foco na recuperação e/ou adaptação do paciente nos diversos âmbitos da vida, fazendo com que ele tenha mais qualidade de vida e possa desenvolver seu potencial máximo.


